Em 2023, a direção do colégio entendeu que havia necessidade de avaliar o sistema de ensino que atendia aos alunos e buscou uma opção que atendesse de forma plena, significativa e onde a aprendizagem fosse sentida por eles de forma prazerosa.
Foi realizada uma pesquisa com vários sistemas de ensino, e após um estudo criterioso de cada um, a direção do colégio optou pelo SISTEMA OBJETIVO DE ENSINO, o qual atenderia plenamente a todos os requisitos em sentido pedagógico.
Seguem alguns dos motivos da escolha do sistema:
Contamos com uma equipe de: Professoras Pedagogas, Nutricionista, Fisioterapeuta Infantil, Professores especializados para cada disciplina como: música, ballet, judô, educação física, inglês e atividades extracurriculares.
– Apostilas de registro em tamanho adequado sendo no formato A3, respeitando a faixa etária, pois na fase pré-escolar ainda estão em desenvolvimento nas habilidades motoras;
– Formato em fichas soltas, dando a possibilidade do aluno realizar a atividade em qualquer espaço do ambiente escolar, tornando a atividade diferente e atraente para a criança, mais leve no aspecto físico, visto que, livros didáticos em outros formatos causam dificuldades de manuseio e de locomoção para a criança em idade pré-escolar;
– Conteúdos distribuídos em Sequências Didáticas, usando temas de contos de fadas que além de ser muito atraente paras as crianças, desperta nelas o interesse em ouvir as histórias e discutir sobre elas, trabalhando a interpretação de texto, conceito importantíssimo no processo de alfabetização e letramento;
– Temas das Sequências Didáticas cuidadosamente estudados, para proporcionar à criança uma aprendizagem efetiva e a longo prazo, também prazerosa e significativa, que tem haver com o seu cotidiano, que seja do seu interesse e que ela possa realmente aplicar o que aprendeu em sua vida diária;
– Conteúdo focado na aprendizagem significativa em todas as áreas do conhecimento, pensando na alfabetização não como simples ato de ler e escrever de forma mecânica, mas levando o aluno ao LETRAMENTO, ou seja, a interpretar o que lê, preparando o aluno para situações reais futuramente;
– Conteúdos de todas as áreas do conhecimento trabalhados com uma metodologia ativa, por resolução de problemas, investigadora, levando o aluno a ser desafiado constantemente, não dando as respostas, mas respondendo com outra pergunta, levando-o a reflexão, ao conflito cognitivo e permitindo levantar suas hipóteses, tendo o aluno como protagonista, ou seja, ele como parte principal no processo ensino-aprendizagem, e o professor como escriba nos momentos dos registros e mediador desse processo;
– As apostilas apresentam para o aluno os dois formatos de escrita, a bastão e a cursiva, entendendo, que a criança já tem contato com a letra bastão a todo instante por meio das mídias e dos produtos adquiridos, e o mesmo não acontece com a letra cursiva, o Sistema Objetivo dá ênfase para letra cursiva, a fim de que a criança desde a fase pré-escolar já tenha esse contato, e aos poucos vá desenvolvendo as habilidades motoras necessárias para se chegar a uma caligrafia convencional.
– Trabalho em grupo na realização das atividades, aspecto importante nessa fase, pois estamos preparando as crianças para o amanhã, onde ela precisará interagir na sociedade de forma grupal dependendo de cada situação vivenciada por ela.
Por todos esses motivos e com a aprovação dos nossos alunos e dos nossos pais, que o colégio tem o prazer de ter um Sistema de ensino que respeita a criança em todas suas faixas etárias, e que é o maior conglomerado de Ensino do nosso país.
Inglês todos os dias a partir do Berçário
Aula de Musicalização
Ballet
Judô
Capoeira
Natação
Berçário Granja Julieta, Zona Sul
Berçário Zona Sul
Berçário Santo Amaro, Zona Sul
Educação Infantil Granja Julieta, Zona Sul
Educação Infantil Zona Sul
Educação Infantil Santo Amaro
Ensino Fundamental Granja Julieta, Zona Sul
Ensino Fundamental Zona Sul
Ensino Fundamental Santo Amaro