Educação Infantil Granja Julieta , Zona Sul

Educação Infantil Zona Sul

Cada brincadeira que é apresentada tem importância de trabalhar o esquema corporal, espacialidade, lateralidade, atenção e integração social.

Educação Infantil

Na Educação Infantil o trabalho pedagógico é respeitado de acordo com a faixa etária (princípios e diretrizes organizacional com eixo que organizam o exercer pedagógico no cotidiano).
As crianças vivem em meios onde, em muitos momentos, acontecem situações envolvendo pessoas, atividades, espaços, objetos e materiais que elas procuram perceber, reconhecer, significar e representar, e o fazem pela adequação de diferentes linguagens e recursos, como suas sensações, afetos e desejos, sua corporeidade, sua linguagem verbal, sua percepção das ações de seus parceiros e sua atenção voltada para os aspectos materiais do ambiente.

APLICAÇÃO DE CORES: Através das cores, a criança percebe e diferencia os objetos e coisas ao seu redor. A cor não somente é uma tonalidade, mas também, parte da constituição/identidade do meio e seus componentes.
Utilizamos uma diversidade de papéis coloridos para atividades variadas como: dobradura, colagem e recorte; pinturas com guache, mistura de cores, lápis de cores, giz de cera, entre outros. É importante apresentar objetos concretos para que a criança – através da interação – confirme o saber no meio em que convive, através de cores, por exemplo: quando falar da cor vermelha apresentar um objeto ou alimento da mesma cor.

ESCUTA DE SONS: Os sons estão sempre presentes na rotina do aluno fazendo-o adquirir a percepção, expressão, por meio de envolvimento, situações lúdicas, linguagem musical, brinquedos, objetos do cotidiano, instrumentos musicais e entre outros.

BRINCADEIRAS CORPORAIS E AFETIVAS: Estimular as crianças a se admirarem diante de um espelho, estimular brincadeiras corporais e desafios motores como subir e descer do brinquedão, pegar um brinquedo colocado a certa distância, estimular as crianças a interagir com vários materiais para que possam sentir a textura, estimular as brincadeiras com as mãos, pés e dedos, brincar com materiais não estruturadas, por exemplo, canos de PVC, tocos de madeira, panelas, pratos, travessas, bacias, talheres de plástico, vasilhas com tampas e vários materiais de cozinha.

BRINCADEIRAS EXPRESSIVAS: Com intuito de cada atividade, as crianças deverão ser capazes de reconhecer a existência de elementos rítmicos e expressivos nas brincadeiras vivenciadas, reconhecer a possibilidade de variações e adaptações nas regras originais de uma brincadeira realizar os movimentos básicos de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se, projetar e construir sequências de movimentos levando em conta os seus limites corporais e os dos colegas.

Linguagens e formas de expressão

EXPRESSÃO GESTUAL E VERBAL: O corpo da criança é a ferramenta pela qual ela interage com o mundo e o brincar é a estratégia mais usada e preferida para trocar experiências com o meio, vivenciando situações e estabelecendo contatos que a aproximem cada vez mais do viver em sociedade. Estimulamos brincadeiras que relacionem nomes dos objetos e situações do seu cotidiano, brincadeiras corporais de exploração dos objetos do ambiente, brincadeiras de imitação, estimular gestos nas danças e nas músicas, nos desenhos e grafismos, nas comunicações cotidianas e no recontar histórias, na expressão de poesias, parlendas, adivinhas, cantigas de roda e de ninar.

AULAS DE MÚSICA: A proposta através das aulas de música é poder torná-los seres mais sensíveis, criativos, atentos, desenvolvendo a memória, ampliando o repertório musical, contribuindo para uma consciência corporal e musical eficaz de maneira lúdica e transdisciplinar. A música pode ser utilizada em vários momentos do processo de ensino-aprendizagem, sendo de grande importância na busca do conhecimento, permitindo crescimento no desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo. A escola incentiva a interdisciplinaridade e suas várias possibilidades, pois a música ajuda em todas as fases e etapas do ensino.

Em cada faixa etária apresentamos objetivos diferenciados a fim de expandir o conhecimento dos alunos.
Desenvolver a criatividade e improviso através do corpo e movimento a fim de mostrar a importância do corpo no meio em que vivem e para a prática musical. A partir dessas atividades, desenvolver paralelamente aspectos rítmicos, análise musical, dar seguimento as propriedades do som, ao canto, iniciar o processo de leitura musical (não convencional) e a prática instrumental com repertórios variados.

Berçário Granja Julieta, Zona Sul

Berçário Zona Sul