Cada brincadeira que é apresentada tem importância de trabalhar o esquema corporal, espacialidade, lateralidade, atenção e integração social.

Educação Infantil

Na Educação Infantil o trabalho pedagógico é respeitado de acordo com a faixa etária (princípios e diretrizes organizacional com eixo que organizam o exercer pedagógico no cotidiano).
As crianças vivem em meios onde, em muitos momentos, acontecem situações envolvendo pessoas, atividades, espaços, objetos e materiais que elas procuram perceber, reconhecer, significar e representar, e o fazem pela adequação de diferentes linguagens e recursos, como suas sensações, afetos e desejos, sua corporeidade, sua linguagem verbal, sua percepção das ações de seus parceiros e sua atenção voltada para os aspectos materiais do ambiente.

APLICAÇÃO DE CORES: Através das cores, a criança percebe e diferencia os objetos e coisas ao seu redor. A cor não somente é uma tonalidade, mas também, parte da constituição/identidade do meio e seus componentes.
Utilizamos uma diversidade de papéis coloridos para atividades variadas como: dobradura, colagem e recorte; pinturas com guache, mistura de cores, lápis de cores, giz de cera, entre outros. É importante apresentar objetos concretos para que a criança – através da interação – confirme o saber no meio em que convive, através de cores, por exemplo: quando falar da cor vermelha apresentar um objeto ou alimento da mesma cor.

ESCUTA DE SONS: Os sons estão sempre presentes na rotina do aluno fazendo-o adquirir a percepção, expressão, por meio de envolvimento, situações lúdicas, linguagem musical, brinquedos, objetos do cotidiano, instrumentos musicais e entre outros.

BRINCADEIRAS CORPORAIS E AFETIVAS: Estimular as crianças a se admirarem diante de um espelho, estimular brincadeiras corporais e desafios motores como subir e descer do brinquedão, pegar um brinquedo colocado a certa distância, estimular as crianças a interagir com vários materiais para que possam sentir a textura, estimular as brincadeiras com as mãos, pés e dedos, brincar com materiais não estruturadas, por exemplo, canos de PVC, tocos de madeira, panelas, pratos, travessas, bacias, talheres de plástico, vasilhas com tampas e vários materiais de cozinha.

BRINCADEIRAS EXPRESSIVAS: Com intuito de cada atividade, as crianças deverão ser capazes de reconhecer a existência de elementos rítmicos e expressivos nas brincadeiras vivenciadas, reconhecer a possibilidade de variações e adaptações nas regras originais de uma brincadeira realizar os movimentos básicos de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se, projetar e construir sequências de movimentos levando em conta os seus limites corporais e os dos colegas.

Linguagens e formas de expressão

EXPRESSÃO GESTUAL E VERBAL: O corpo da criança é a ferramenta pela qual ela interage com o mundo e o brincar é a estratégia mais usada e preferida para trocar experiências com o meio, vivenciando situações e estabelecendo contatos que a aproximem cada vez mais do viver em sociedade. Estimulamos brincadeiras que relacionem nomes dos objetos e situações do seu cotidiano, brincadeiras corporais de exploração dos objetos do ambiente, brincadeiras de imitação, estimular gestos nas danças e nas músicas, nos desenhos e grafismos, nas comunicações cotidianas e no recontar histórias, na expressão de poesias, parlendas, adivinhas, cantigas de roda e de ninar.

AULAS DE MÚSICA: A proposta através das aulas de música é poder torná-los seres mais sensíveis, criativos, atentos, desenvolvendo a memória, ampliando o repertório musical, contribuindo para uma consciência corporal e musical eficaz de maneira lúdica e transdisciplinar. A música pode ser utilizada em vários momentos do processo de ensino-aprendizagem, sendo de grande importância na busca do conhecimento, permitindo crescimento no desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo. A escola incentiva a interdisciplinaridade e suas várias possibilidades, pois a música ajuda em todas as fases e etapas do ensino.

Em cada faixa etária apresentamos objetivos diferenciados a fim de expandir o conhecimento dos alunos.
Desenvolver a criatividade e improviso através do corpo e movimento a fim de mostrar a importância do corpo no meio em que vivem e para a prática musical. A partir dessas atividades, desenvolver paralelamente aspectos rítmicos, análise musical, dar seguimento as propriedades do som, ao canto, iniciar o processo de leitura musical (não convencional) e a prática instrumental com repertórios variados.

Berçário Granja Julieta, Zona Sul

Berçário Zona Sul

Berçário Santo Amaro, Zona Sul

Educação Infantil Granja Julieta, Zona Sul

Educação Infantil Zona Sul

Educação Infantil Santo Amaro

Ensino Fundamental Granja Julieta, Zona Sul

Ensino Fundamental Zona Sul

Ensino Fundamental Santo Amaro